terça-feira, 10 de abril de 2007

12) RELATÓRIO

A questão da identidade vem sendo constantemente discutida pelos estudiosos contemporâneos no campo da teoria social, pois desde o Iluminismo dos séculos XVII e XVIII , passando pelo modernismo, o conceito de identidade vem sofrendo diversas alterações. Porém é com o conceito de sociedade pós-moderna, que se iniciará a discussão sobre a chamada “crise de identidade”, apesar de outros estudiosos afirmarem que esse modelo de sociedade já e se alterou, se tornando assim hiper-moderna. Contudo me reporto ao livro de Stuart Hall*, que me deu base para a criação do tema, ao passo que me instigou a prosseguir a discussão desse conceito de “crise identidade”, que descentralizou cada elemento da sociedade pós-moderna.
O texto literário de Carlos Drummond de Andrade, 1984 “Eu, etiqueta”, nos revela que a identidade na pós-modernidade praticamente não existe, pois o consumo excessivo, uma das marcas do pós-modernismo é claramente uma preocupação de Drummond ao transcrever que as pessoas são verdadeiros anúncios ambulantes, onde ao “desfilar” pelas ruas com as suas roupas de grife, que muitas vezes nem foram escolhidas pela própria pessoa e sim foi o “outro” quem escolheu, isto é, a preocupação em ser visto e admirado pelo outro, força o indivíduo negar a sua identidade e consequentemente a sua liberdade de escolha.
O texto jornalístico ao tratar sobre Glauber Rocha, líder da corrente artística, denominada Cinema Novo. Glauber apesar de ter falecido aos 43 anos, defendeu desde cedo algo que muitos cineastas lançaram fora ao verem os caminhões de dinheiro da indústria cultural de Hollywood, isto é, a tradição. A tradição é um dos elementos que compõem e defende a verdadeira identidade, e isso Glauber defendia com muita propriedade, pois ele era autêntico. A identidade do cinema brasileiro era mantida por Glauber ao mostrar em cada filme a realidade do brasileiros pobres e suas identidades verdadeiras.
Os dois WIKIS trazem duas ciências em que o objeto maior de estudo é o homem. Enquanto a Sociologia (“estudo da sociedade”) se detém mais ao homem em sociedade, a Antropologia (“estudo do homem”) se reporta ao homem em sua essência. São duas ciências que nos ajudam a compreender melhor o porquê dessa crise de identidade, afinal tem o homem como objeto de estudo comum.
A imagem “4 Aculturação” traz em sua essência a questão do idioma, que é uma representação clara da diversidade de identidades lingüísticas, pois as vezes um brasileiro pode falar diversos idiomas. Isto é ele muda de identidade a cada novo idioma aprendido. A imagem “5 Estatura”, retrata a idéia de que dependendo da estatura de uma pessoa, a identidade dela se altera, pois se por exemplo a pessoa é anã ele acaba vivendo e convivendo geralmente em um contexto de pessoas com as mesmas características e que por sua vez formarão uma identidade peculiar daquele contexto. E a imagem “6 Oposto” nos mostra que a identidade é formada a partir de seu oposto. Nos só sabemos o que é dia, quando descobrimos o que é a noite. Assim como, só descobrimos quem somos, quando encontramos alguém que não somos.
O vídeo “7 Globalização” se refere ao próprio fenômeno da globalização que gera as conseqüências de descentralização da identidade ao permitir o contato entre as culturas do mundo todo. O vídeo “8 transformação”, revela como a tecnologia informacional consegue alterar de uma maneira rápida e incrível a identidade de uma pessoa através de um software. Já o vídeo “9 Mascara”, se percebe a perda de identidade quando Jim Carrey ao colocar sua mascara se torna uma pessoa totalmente contrária a sua real identidade.
A Música de Marcelo D2 retrata o espaço onde vivem as pessoas que possuem uma identidade própria do local onde vivem, isto é, o gueto. Isso se refere ao fato de que dependendo do contexto social em que a pessoa vive, vai determinar a sua identidade, isto é, aqueles que estão a margem da sociedade.
O 1º site foi considerado devido ao jogo de RPG, que ao influenciar pessoas que o jogam de uma tal maneira, fazem com que eles acabam por transformar a sua identidade, adquirindo comportamentos impostos pelo jogo, até chegar ao extremo de se vestir como um verdadeiro personagem. Fogem da realidade e caem em uma vida completamente virtual, é a verdadeira “identidade virtual”. A palavra 'cosplay' é uma espécie de abreviação para "costume play" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar). Os cosplayers aparecem principalmente em convenções de animê e mangá ou RPG. Há competição em concursos, com direito a prêmios para os vencedores. Já o 2º site foi selecionado, pois Banksy é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Nascido em Bristol, Reino Unido em 1975 seus stencils são facilmente encontrados nas ruas de Londres. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Banksy nos mostra também ao mesmo tempo em seu site, a representação de suas opiniões e sentimentos, símbolos de sua própria identidade.

* HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade/Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaraeira Lopes Louro - 10.ed. - Rio de Janeiro: DP& A, 2005.

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